Geuma Nascimento*
Dois mil e treze é o ano da contabilidade no Brasil. Trata-se de um
marco para a classe contábil. Nos últimos anos, a contabilidade passou por
avanços nas normas, buscando desenvolver cada vez mais as empresas com maior
transparência. O ano da contabilidade no Brasil é uma campanha do Conselho
Federal da Contabilidade(CFC).
É um momento oportuno para as
pequenas e médias empresas (PMEs), que ainda precisam de melhorias quanto à sua
gestão, olharem com mais atenção a
contabilidade e reconhecer a importância do contador em sua vida empresarial.
As informações contábeis não se prestam apenas a atender as demandas do fisco.
Elas vão muito além disso, têm papel crucial na gestão dos negócios, podendo
fazer a diferença.
A correta gestão da
contabilidade proporciona total tranquilidade para que as empresas trabalhem
dedicadas ao planejamento, desenvolvimento e sucesso de seus negócios, sem
qualquer Risco de não estarem cumprindo seus compromissos legais com o fisco
Além disso, nos últimos anos, novas leis e medidas começaram a vigorar
no Brasil. A modernização da Lei das SA e a convergência do país às normas
internacionais. Muitos pequenos e médios empresários, infelizmente, estão à
margem dessas mudanças e desconhecem as implicações que isso pode ter na
administração do seu negócio, ou mesmo no recolhimento de impostos, arcando com
um valor maior do que deveria.
A partir do momento em que o empresário está ciente dos custos reais
que seu negócio tem, é possível definir como fica o seu orçamento, seu estoque,
estrutura física necessária para isso, a operação de vendas, entre outros
diversos aspectos.
Considerando as obrigações fiscais e os outros custos é possível
projetar o Preço a ser cobrado pelos produtos e Serviços para que não ocorra problemas na hora de
honrar os compromissos. Sabemos que quem define o Preço é o consumidor, portanto
quanto mais gestão eu faço, menos imprevisibilidade eu tenho nos meus negócios.
O trabalho do contador é fundamental em todo esse processo, ajudando
as empresas a se manterem organizadas e
preparadas, garantindo, assim, um crescimento sustentável.
A campanha do CFC, cujo
objetivo é informar sobre os Serviços prestados pelos profissionais contábeis,
certamente jogará luzes sobre a contabilidade e o contador, resgatando sua
importância na sociedade, algo que em países desenvolvidos, esta importância é
notória.
*Mestre em contabilidade, escritora, professora universitária e sócia da Trevisan Gestão & Consultoria e
da Efycaz Trevisan – Aprendizagem em Educação Continuada.
Fonte: Classe Contábil
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE
UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário