Como líderes, os CIOs devem definir metas e prioridades das
iniciativas, e motivar e controlar as equipes para que nenhum erro ponha em
risco o sucesso dos projetos
Ron Ponce, CIO/EUA
Mesmo com o alto nível de investimento alocado em iniciativas para
desenvolvimento de soluções ou de processos relacionados à TI, grande parte das
projetos corporativos falha devido a deficiências na liderança da iniciativa.
Para evitar esse tipo de problema e o desperdício de recursos e de horas de
trabalho da equipe, o CIO deve seguir algumas indicações:
1. Definição
A etapa mais crítica da elaboração de um projeto é o desenvolvimento
de uma base sólida de metas, prioridades e da divisão de tarefas e
responsabilidades. Torna-se necessário que o entendimento desses passos seja
passado do nível hierárquico mais elevado aos postos operacionais, para que
haja o envolvimento do alto comando corporativo com o processo de criação da
metodologia que será aplicada para que a iniciativa seja implementada com
sucesso.
Além de ser a ponte entre o CEO e a equipe de TI, o CIO deve elaborar
um conjunto de políticas e melhores práticas que serão aplicadas em cada fase
do processo evolutivo do projeto para mitigar riscos e estabelecer ações de
contingência.
2. Avaliação
Para atingir as metas previamente determinadas, o líder de tecnologia
deve justificar formalmente onde e quando os investimentos devem ser feitos, de
acordo com a capacidade do negócio de cumprir o objetivo primordial do projeto.
Com base nessas informações, há a necessidade de estabelecer um cronograma de
atividades, o qual será avaliado e, se preciso, reformulado periodicamente.
3. Motivação
As pessoas que compõem a equipe de TI foram contratadas por um motivo
específico e o CIO deve classificar esses colaboradores de acordo com suas
habilidades e conhecimentos. Assim, será capaz de alocá-los para desempenhar
trabalhos mais adequados a seus perfis profissionais e, certamente, colherá
melhores resultados.
Além disso, ao designar funções especiais aos funcionários, o líder
motiva a equipe quanto ao desenvolvimento do projeto.
4. Esclarecimento
Para contar com todo o entusiasmo da equipe, o CIO também deve
explicar minuciosamente a importância do projeto para a estratégia da empresa
e, consequentemente, do departamento. Sabendo que a performance individual de
cada um fará diferença no resultado final da iniciativa, os profissionais
perceberão mais claramente o quão significativa é sua atuação para a companhia.
5. Controle
Uma das razões mais comuns para o fracasso de um projeto está na falta
de controle do gestor – quanto ao escopo e também ao budget. Por isso, o CIO
deve ter pleno conhecimento da evolução da iniciativa e, se acontecer, dos
problemas que surgirão no meio do caminho.
6. Preparo
Mesmo com todos os passos definidos e cumpridos de forma correta, o
líder de TI deve estar preparado para dar respostas rápidas no caso de
imprevistos e erros no processo, já que, como líder, ele não pode deixar que
incidentes prejudiquem o andamento e os objetivos do projeto.
Fonte: cio.uol
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