Mal
calculados, gastos com contas de telefone e materiais de escritório podem se
tornar um problema para o seu negócio
Por Camila
Lam
São Paulo –
Para que a pequena empresa tenha um pouco mais de lucro, uma das soluções
encontradas por empresários é reduzir os custos ao máximo. Como as despesas e
os lucros destes negócios são pequenos, simples atitudes podem fazer a diferença.
“Reduções pouco significativas, ao longo de um ano, passam a fazer diferença”,
afirma Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP.
Antes de
cortar custos, os empreendedores devem estar atentos ao aspecto financeiro da
empresa. As despesas não podem ser incompatíveis com a quantidade de recursos
que a companhia tem. Alguns gastos são como goteiras, de pouco em pouco vão
consumindo o dinheiro do caixa. Veja abaixo cinco coisas que tiram dinheiro da
sua empresa sem que você perceba.
1 - Telefone
e Internet
O
acompanhamento das contas de telefone e celulares de uso da empresa deve ser
feito bem de perto. Há maneiras de deixar as contas de celulares corporativos
mais baratas. “A solução não é trocar a fonte e sim passar a usar serviços
online”, afirma Messias. Negociações por meio do Skype podem diminuir os custos
com ligações, por exemplo.
No caso da
internet, o consultor conta que o serviço é essencial na maioria dos
estabelecimentos. Cabe ao empresário avaliar e pesquisar quais operadoras
oferecem o melhor custo-benefício para o estabelecimento.
2 -
Materiais de Escritório
Canetas,
cópias, papéis e cartuchos de impressora são materiais de escritório básicos
para qualquer tipo de empresa. A quantidade, no entanto, deve ser observada. De
acordo com o consultor, é recomendável fazer um acompanhamento e verificar
quanto custa no faturamento da empresa a compra desses produtos. Muitas vezes,
pode estar havendo desperdício.
3 - Estoque
Às vezes,
ter um estoque em ordem e repleto de produtos pode parecer uma boa ideia. Mas
não é se grande parte do que está dentro não é atraente para o consumidor.
Principalmente no comércio, produtos estocados perdem valor ao longo do tempo e
passam a não ter valor comercial.
Prestar
atenção no prazo de validade dos produtos e avaliar quais estão com defeitos de
fabricação ajudam a minimizar os prejuízos. Para Messias, uma boa gestão de
estoque é essencial para qualquer tipo de empresa.
4 - Equipe
Mal Treinada
Bom
atendimento é a chave para o sucesso de uma empresa. Mas, quando os
funcionários não recebem treinamento, os prejuízos operacionais são
incalculáveis. Uma vez que o cliente não é bem atendido, as chances de ele
voltar diminuem bastante.
De acordo
com o consultor, o gestor também deve acompanhar a produção. Sem instrução,
funcionários podem utilizar quantidades excessivas de matéria-prima o que acaba
resultando em desperdício para a empresa.
5 - Falta de
Manutenção
O capital
perdido durante a quebra de um maquinário essencial para a produção da empresa,
por exemplo, pode custar muito. Por isso, manutenções periódicas e uma gestão
de qualidade podem ajudar a evitar que essas situações aconteçam. Segundo
Messias, a troca de computadores ou máquinas, por exemplo, são medidas
preventivas que a longo prazo podem evitar problemas e gastos excessivos.
NEGÓCIOS
FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Edson Carlos
de Oliveira
Consultor de
Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com
Concordo que os exemplos são importantes para a empresa não perder dinheiro, mas ressaltaria ainda a escolha de pessoas certas para lugares certos, pessoas comprometidas, e o principal, alías, o mais importante de todos exemplos que é o respeito, a forma de tratamento e a valorização dos colaboradores. Sem isso, nenhum controle funciona, e com o tempo esses colaboradores levam a empresa a falência.
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