quinta-feira, 19 de julho de 2012

Por que não me promovem?


recebido pela internet


Se a gente pedir que dez pessoas, de dez empresas bem diferentes entre si, façam uma lista de atributos que um funcionário precisa ter para merecer uma promoção, as dez listas coincidirão na maioria dos pontos. Resultados consistentes, espírito de liderança, visão de longo prazo, comprometimento com os objetivos, essas coisas de sempre.

Porém, o que varia de empresa para empresa é o que a gente chama de “o primeiro grande critério”. No mais das vezes, esse critério já está tão disseminado que nem é mais escrito.

Empresas muito conservadoras usam como primeiro critério o tempo de casa. Empresas modernas e agressivas usam a meritocracia. Há empresas em que os promovidos têm a mesma formação (engenheiros, por exemplo).

Há empresas que praticam o nepotismo (contratam parentes ou amigos de parentes, e dão a eles os melhores cargos). As regras variam muito, mas existe uma única regra que pode ser aplicada a qualquer empresa, de qualquer setor, em qualquer lugar: “É promovido quem mais se parece com a empresa”. Por isso, pessoas com personalidade forte e idéias próprias, mas que se chocam abertamente com a cultura inexistente, dificilmente são promovidas. Pelo contrário, cedo ou tarde elas acabam sendo expelidas pelo sistema, da mesma forma que os anticorpos de nosso organismo atacam e rejeitam um órgão sadio.

Em empresas, parecer é vital. Mas isso significa que o funcionário deve deixar de ser autêntico e passar a representar um falso papel? Não necessariamente. Ele precisa, apenas, ser adaptável. O melhor exemplo disso é a água. A água não tem forma. Ela adquire a forma do recipiente em que é colocada.

Num copo, tem forma de copo. Numa bandeja, tem forma de bandeja. Mas sua substância jamais muda. Ela se adapta facilmente, mas nunca se transforma. Continua cristalina e transparente, como um bom funcionário deve ser. Quem quer ser promovido precisa analisar as pessoas da empresa que foram promovidas recentemente. O que elas têm em comum? A resposta será “o primeiro grande critério”.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
www.consultoriaplanecon.com.br
contato@consultoriaplanecon.com.br

Um comentário:

  1. Este texto fala tudo, não adianta apenas fazer tudo que especialistas falam para ser promovido, mas sim fazer aquilo que a companhia precisa da forma que ela é estruturada.
    Você deve fazer tudo para se adaptar, mas caso a metodologia não seja a que você ache que seja correta mude, pois se não vai se frustrar e não conseguir alcançar os objetivos traçados.


    by Thiago Martins

    ResponderExcluir