quarta-feira, 25 de julho de 2012

Será que o problema é você?


Trecho do livro "O Poder da Solução" (Roberto Shinyashiki)


Jorge, executivo de uma grande empresa, é um trabalhador sério, honesto e dedicado, com quase vinte anos de casa. Um belo dia, ele vai ao presidente da empresa e faz uma reclamação: “Tenho trabalhado durante todo esse tempo com muita dedicação, mas agora me sinto injustiçado. Pedro, que está conosco há somente três anos, já está ganhando mais do que eu”.

            O patrão finge não ter ouvido e, cumprimentando-o, diz: “Foi bom ter vindo. Tenho um problema para resolver e você pode me ajudar. Estou querendo dar ao nosso pessoal um sobremesa após o almoço de hoje. Na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e veja se tem abacaxi”.
            Jorge, sem entender nada, sai da sala e vai cumprir a tarefa, Em cinco minutos está de volta.
            “Como é?”, pergunta o patrão.
            “Verifiquei, como o senhor mandou, e a barraca tem abacaxi”, diz Jorge.
            “E quanto custa cada um?”
            “Isso eu não perguntei, não!”
            “Eles têm quantidade suficiente para atender a todos os empregados?”
            “Não sei...”
            “Muito bem , Jorge, sente-se naquela cadeira e aguarde um pouco”, diz o patrão, pegando o telefone e chamando Pedro a sua sala.
            Quando ele entra, o patrão vai logo pedindo: “Pedro, estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e verifique se tem abacaxi.”
            Em oito minutos ele já está de volta.
            “Tem abacaxi, sim. A quantidade é suficiente para todo pessoal e, se o senhor quiser, eles têm também laranja e banana.”
            “E o preço?”
            “Bom, eles estão vendendo o abacaxi a R$ 1,00 o quilo, a banana a R$ 1,00 a dúzia e a laranja a R$ 20,00 o cento, já descascada. Mas, como eu disse a quantidade erra grande, eles me deram um desconto de 20%. Deixei reservado o abacaxi caso o senhor resolva compra-lo.”
            Agradecendo as informações, o patrão dispensa Pedro e volta-se para Jorge, sentado a seu lado: “Acho que você perguntou alguma coisa quando entrou em minha sala. O que era mesmo?”
            “Nada sério, não,patrão...”
            Jorge, que imaginava que o seu problema era o fato de a empresa não lhe dar devido valor, pode ter, após esse episódio, uma pista de que o seu verdadeiro problema era ter se acomodado em sua posição. O sucesso do início da carreira e os elogios a seu trabalho criaram nele a ilusão de que poderia dormir sobre os louros da vitória. Agora ele terá a oportunidade de repensar sua atitude diante dos desafios. Isso não significa obrigatoriamente que vai aproveitar a lição para mudar. Na verdade, ele pode tomar dois caminhos: mudar sua forma de atuação ou ignorar os sinais de sua acomodação, brigar com o chefe ou com Pedro e acordar apenas quando o chefe vier a demiti-lo depois de tantos anos na empresa. 

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