Trecho do livro "O Poder da Solução" (Roberto Shinyashiki)
Jorge, executivo de uma grande
empresa, é um trabalhador sério, honesto e dedicado, com quase vinte anos de
casa. Um belo dia, ele vai ao presidente da empresa e faz uma reclamação:
“Tenho trabalhado durante todo esse tempo com muita dedicação, mas agora me
sinto injustiçado. Pedro, que está conosco há somente três anos, já está
ganhando mais do que eu”.
O patrão finge não ter ouvido e,
cumprimentando-o, diz: “Foi bom ter vindo. Tenho um problema para resolver e
você pode me ajudar. Estou querendo dar ao nosso pessoal um sobremesa após o
almoço de hoje. Na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e veja se tem
abacaxi”.
Jorge, sem entender nada, sai da
sala e vai cumprir a tarefa, Em cinco minutos está de volta.
“Como é?”, pergunta o patrão.
“Verifiquei, como o senhor mandou, e
a barraca tem abacaxi”, diz Jorge.
“E quanto custa cada um?”
“Isso eu não perguntei, não!”
“Eles têm quantidade suficiente para
atender a todos os empregados?”
“Não sei...”
“Muito bem , Jorge, sente-se naquela
cadeira e aguarde um pouco”, diz o patrão, pegando o telefone e chamando Pedro
a sua sala.
Quando ele entra, o patrão vai logo
pedindo: “Pedro, estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o
almoço de hoje. Na esquina há uma barraca de frutas. Vá até lá e verifique se
tem abacaxi.”
Em oito minutos ele já está de
volta.
“Tem abacaxi, sim. A quantidade é
suficiente para todo pessoal e, se o senhor quiser, eles têm também laranja e
banana.”
“E o preço?”
“Bom, eles estão vendendo o abacaxi
a R$ 1,00 o quilo, a banana a R$ 1,00 a dúzia e a laranja a R$ 20,00 o cento,
já descascada. Mas, como eu disse a quantidade erra grande, eles me deram um
desconto de 20%. Deixei reservado o abacaxi caso o senhor resolva compra-lo.”
Agradecendo as informações, o patrão
dispensa Pedro e volta-se para Jorge, sentado a seu lado: “Acho que você
perguntou alguma coisa quando entrou em minha sala. O que era mesmo?”
“Nada sério, não,patrão...”
Jorge, que imaginava que o seu
problema era o fato de a empresa não lhe dar devido valor, pode ter, após esse
episódio, uma pista de que o seu verdadeiro problema era ter se acomodado em
sua posição. O sucesso do início da carreira e os elogios a seu trabalho
criaram nele a ilusão de que poderia dormir sobre os louros da vitória. Agora
ele terá a oportunidade de repensar sua atitude diante dos desafios. Isso não
significa obrigatoriamente que vai aproveitar a lição para mudar. Na verdade,
ele pode tomar dois caminhos: mudar sua forma de atuação ou ignorar os sinais
de sua acomodação, brigar com o chefe ou com Pedro e acordar apenas quando o
chefe vier a demiti-lo depois de tantos anos na empresa.
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