(recebido pela internet)
Planejamento estratégico é a
forma de escolher, entre muitos caminhos possíveis, aquele que parece mais adequado
a determinada pequena e média empresa. O planejamento depende dos recursos
disponíveis, da missão do negócio, dos valores e da personalidade do
empreendedor.
Por onde começar?
Se a missão e o mercado da
empresa estão claros, o próximo passo é definir as metas. Meta é um objetivo
plausível e com prazo para ser atingido. A meta dá origem a um planejamento que
prevê ações e atribuição de tarefas.
Como traçar o planejamento e em
que ordem?
Um bom roteiro é:
a) Estimar quanto as receitas devem crescer no ano e definir ações para obtê-las.
b) Calcular os investimentos para executar as ações planejadas.
c) Desdobrar as ações em tarefas específicas e atribuí-las a funcionários qualificados para cumpri-las.
d) Cobrar resultados no prazo combinado.
e) Fazer um balanço do que foi e do que não foi cumprido para levar em consideração no planejamento do ano seguinte.
a) Estimar quanto as receitas devem crescer no ano e definir ações para obtê-las.
b) Calcular os investimentos para executar as ações planejadas.
c) Desdobrar as ações em tarefas específicas e atribuí-las a funcionários qualificados para cumpri-las.
d) Cobrar resultados no prazo combinado.
e) Fazer um balanço do que foi e do que não foi cumprido para levar em consideração no planejamento do ano seguinte.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
www.consultoriaplanecon.com.br
contato@consultoriaplanecon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário